A história da submetralhadora Thompson

Firearms Brasil

Olá caros atiradores e aspirantes, esse artigo de hoje será totalmente dedicado a submetralhadora Thompson, uma arma que se transformou num verdadeiro ícone norte-americano na segunda guerra mundial. 

Foi criada em 1917 pelo General John Thomson que inicialmente estava procurando criar um fuzil semi-automático para substituir os obsoletos fuzis então em uso pelo exército dos Estados Unidos.

Durante o desenvolvimento do projeto o General Thompson imaginou uma arma pessoal de pequenas dimensões leve e capaz de oferecer um grande poder de fogo cujo objetivo seria atacar, assaltar e desobstruir as trincheiras acabando com o impasse criado a partir de 1917 na Europa naquela que ficaria conhecida como a guerra das trincheiras

No entanto pouco tempo após a sua arma ficar pronta a primeira guerra mundial chegará ao fim o que obrigou o general Thompson a procurar outros mercados para sua submetralhadora. 

A Thompson era uma arma cara custando cerca de $200 Dólares em termos de comparação no automóvel Ford nessa mesma época era vendido por $400 Dólares. 

Mas isso não a impediu de ser um grande sucesso com o modelo M1921 sendo vendido em grandes quantidades para os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e também para outros exércitos da América Central e do Sul, forças policiais de diversos estados adotaram rapidamente a nova arma em 1933 era adquirida em grandes quantidades pelo FBI. 

Por ser pequena era fácil de ser escondida atraindo imediatamente as atenções dos gangsters que nos anos 20 assolavam os Estados Unidos, em 1938 a Thompson foi amplamente adotada pelas forças militares norte-americanas que utilizaram dois modelos básicos, a M1928A1 e a M1 e o seu submodelo a M1A1. 

Pinterest: The Denver post

Pesa cerca de 5 kg tem um comprimento de 85cm e utiliza munição de calibre. 45 também era utilizada pela pistola M1911 adotada pelo exército dos Estados Unidos a partir de 1911, tem uma taxa de disparo de até 725 tiros por minuto e um alcance efetivo de apenas 50 metros. 

Possui vários tipos diferentes de carregadores desde os sticks com 20 projéteis até cilindros com 100 projéteis, na segunda guerra mundial foi utilizada por todos os aliados em múltiplas tarefas, sendo a preferida dos paraquedistas e das unidades de comandos britânicos e canadenses. 

Era especialmente útil no combate de proximidade em ambiente urbano onde a sua elevada taxa de disparo conseguia parar até mesmo mais Impetuoso ataque inimigo. 
Após o fim da guerra foi utilizada em muitos outros conflitos com destaque para a guerra árabe-israelense de 1948, a guerra civil grega de 1946 até 1949, na guerra da Coreia e até mesmo na Guerra do Vietnã no final dos anos 60 quando começou a ser gradualmente substituída pelo fuzil de assalto em M16. A Tommy como é carinhosamente chamada definitivamente deixou a sua marca na história dos Estados Unidos no século 20

Tire seu CR de atirador sem gastar com despachantes com um recurso facilitador! Clique aqui e saiba como.